• Home
  • /
  • Sobre mim
  • /
  • Contato
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Escritores Parceiros
  • [Resenhando] Quem é Você Alasca ? - Por Mariana Bittencourt


    Quem é Você Alasca ?
    Por John Green


    Sinopse :

    Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".


    Compre o Livro na Amazon, clique na Imagem Abaixo :



    Impressões por Mariana :


    Quando decidi fazer essa resenha passei muito tempo olhando para a tela em branco e protelando. É um daqueles livros que é super difícil de se dizer algo. 

    Esse livro, na minha opinião, é o segundo melhor livro do John Green ( claro, perdendo somente para "A culpa é das Estrelas" ) e é incrível a habilidade que esse autor tem de escrever estupidamente bem e mexer com quem lê seus livros. 

    Quem é você, Alasca ? da editora Martins Fontes é um livro que consegue misturar diversos tipos de sensações como: fazer o leitor ver a vida, perceber que tem amigos, família e pessoas em  que você pode confiar e simplesmente amar. Que vai te fazer pensar em cada afirmação sobre a vida que você tinha e então te trazer perguntas e respostas. Te abre um caminho quando tudo parece estar perdido.  Mexe com cada sentimento e pensamento que há. 
    Um livro que abrange campos como sexualidade, drogas, primeiro amor e amizade. Logo na primeira página você é convidado a conhecer o Grande Talvez e através de Miles, um garoto apaixonado por últimas palavras de famosos, conhece um internato chamado Culver Creek e faz amizade com Coronel, Takumi, Lara e claro Alasca, passando a se envolver com coisas que quebram todas as regras. 

    O livro é narrado por Miles em primeira pessoa e tem uma história voltada para Alasca. A garota por quem Miles tem um abismo só que ele percebe o quanto humana Alasca é. Vai de um extremo ao outro, muitas vezes sendo extrovertida, sensual e alegre, e outras vezes autodestrutiva e estupidamente imprevisivel, tentando a todo custo sair do seu imenso labirinto.  E assim Miles tenta ajudar Alasca a sair do seu labirinto buscando todas as respostas e nessas tentativas uma coisa acontece dividindo o livro em antes e depois. 

    Não posso ser uma dessas pessoas que ficam sentadas falando que pretendem fazer isso e aquilo. Eu vou fazer e pronto. Imaginar o futuro é uma espécie de nostalgia.

    Uma história com uma premissa bastante clichê mas que ganha uma dimensão enorme nas mãos do John Green aonde seus personagens adolescentes são totalmente diferentes dos personagens de outros livros. Um livro que faz o leitor devorá-lo rápido por ter um tempo acelerado e com acontecimentos e respostas que fazem a cada virada de página pensar mais sobre a vida. 

    Você não pode me mudar e depois ir embora.

    Toda pessoa, principalmente todo Adolescente, deveria ler esse livro. E com toda certeza do mundo que ao passar a ultima página você estará num labirinto de emoções. Dando espaço para que o leitor encontre seu próprio Grande Talvez dentro do seu labirinto.  Vai te deixar inquieto, com a mente a mil por hora e com vontade de fechar os olhos e simplesmente sentir a vida. Simplesmente inesquecível e marcante como a própria Alasca.

    Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão.







    Nosso blog conta com resenhistas convidados. 
    Mari Bittencourt é resenhista do blog Carpelibri




    0 comentários. :

    Postar um comentário

    top navigation