• Home
  • /
  • Sobre mim
  • /
  • Contato
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Escritores Parceiros
  • [Livro] #Resenha - Só por Hoje e Para Sempre - Renato Russo

    Só Por Hoje e Para Sempre.


    Sinopse :

    Só Por Hoje e Para Sempre - Entre abril e maio de 1993, Renato Russo passou vinte e nove dias internado numa clínica de reabilitação para dependentes químicos no Rio de Janeiro. Durante esse período, o músico seguiu com total dedicação os Doze Passos, programa criado pelos fundadores dos Alcoólicos Anônimos, que incluía um diário e outros exercícios de escrita. É este material inédito que vem à tona depois de mais de vinte anos em Só por hoje e para sempre, graças ao desejo de Renato de ter sua obra publicada postumamente. Entremeando as memórias do líder da Legião Urbana com passagens de autoanálise e um olhar esperançoso para o futuro, este relato oferece a seus fãs, além de valioso documento histórico, um contato íntimo com o artista e um exemplo decisivo de superação.


    Disponível para troca em minha estante, clique aqui 

    Impressões :

    Falar deste livro de forma imparcial, será algo creio eu, que impossível. Eu nasci em 83 (sim, sou velha kkkkk) no entanto, tenho um irmão mais velho que eu e enquanto eu estava na infância, meu irmão curtia a sua fase rebelde da vida. Com isso, as músicas as quais cresci ouvindo foram : Legião, Nenhum de Nós, Engenheiros, Paralamas, Raul e etc...Meu pai, já curtia Beatles, Queen e por aí vai. Ou seja, a veia musical sempre foi rock.

    Quando nova, eu cantava todas as músicas, achava Renato Russo e Cazuza ídolos, mas nem sabendo o real motivo, aquilo era o jeito certo, o normal, a minha realidade.

    No entanto, eu cresci, mas o amor por Legião e todos que citei acima, prevaleceu como algo forte e marcante em mim, fazendo parte de minha personalidade.

    Lembro de episódios na mídia em que falavam do Renato, do quanto ele era problemático e de todo o resto que vinha junto. Eu muito nova, mais uma vez, achava que aquilo era o correto, que não existia outra forma de ser ou agir.

    Continuei e continuo fã do Renato, de suas músicas, de sua inteligência e de sua personalidade. Hoje, com a leitura do livro entendi que boa parte de seu comportamento se devia ao uso excessivo de alcool e drogas.

    Eu me identifiquei em muitas páginas, em seus relatos. No entanto, eu acho que sou apenas díficil, já que bebo rara e socialmente e não tenho problemas com drogas, ou melhor, não as uso.

    O livro mostra o diário do Renato enquanto ele esteve internado em um clínica de reabilitação de nome Vila Serena. 



    Renato narra o seu dia a dia, reconhece as suas manipulações e quedas de personalidade, fala sobre seu problema com drogas e de como isso afetou a sua carreira.

    Tudo começou com uso de Cocaína, depois passou a Heroína, combinado com excesso de alcóol e calmantes. Durante todo o livro, ele fala de sua doença e de uma hepatite que teve que quase o matou, em nenhum momento se fala sobre o HIV, pelo menos não neste livro, já que outros virão.

    Renato vivia para morrer, a sua obsessão pela morte era iminente. Ele tinha necessidade de se sentir amado e aceito, não sabia lidar com rejeição e por diversas vezes comprava a compainha das pessoas, seja por sexo ou apenas para não se sentir vazio. Mas os seus ataques de fúria, por conta das drogas o afastava cada vez mais das pessoas.

    Renato revela que sofria por amor, pois quase sempre os seus relacionamentos não davam em nada e ele simplesmente não sabia como lidar com isso. Revela também que nutria uma paixão secreta por Dado, mas que só se deu conta disso, depois de Fernanda (mulher do Dado), passar a ter ciúmes dos dois.

    É notável a sua inteligência e seu sarcasmo nas entrelinhas. Li o livro em apenas um dia, não por curiosidade em saber o que viria a frente, mas por pura semelhança, identificação.

    E para esta leitura não precisa ser fã do Renato, da Legião ou do Rock, basta apenas ser humano e estar aberto ao entendimento de quem sofre. 

    Citações : 

    Criança, não poderia entender o que hoje compreendo com nitidez : Renato Russo escrevia para a posteridade, para a história, visionário que era. Indiferente ao presente e ao seu determinismo biológico, meu pai dialogava com o futuro, de forma transcendental e mágica. Coisa de Gênio.

    20 comentários. :

    1. Oi Gisele, tudo bem?
      Eu não curto ler biografias, mas posso imaginar o quanto este livro tem o poder de mexer com nossas emoções. Ainda mais para pessoas que como eu, sofrem com depressão e já teve alguém na família envolvido com drogas.
      Essas coisas mexem demais com a gente. Eu acompanhei a carreira do Renato. Sou fã de suas músicas até hoje. E sei bem a barra que foi sua vida.
      Gostei muito da sua resenha.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Lia, você tem total razão em tudo o que disse.
        Obrigada pelo elogio.
        Beijos

        Excluir
    2. Que bacana Gi, ainda não tinha lido nada a respeito deste livro!
      Curti muito RR quando criança e na adolescência tb!
      Adorei a resenha!
      Beijinhos,
      Alice
      www.wonderbooksdaalice.com

      ResponderExcluir
    3. Eu lendo a resenha do Renato Russo flor pensei "ele não cita o HIV" então descendo mais abaixo você escreveu que vai ter um segundo livro né? quando for ao Brasil vou tentar comprar para ler.
      magrafelizpensa.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        Sim, serão vários livros sequenciais.
        Compre sim, creio que irá gostar.
        Beijos
        www.estilogisele.com.br

        Excluir
    4. Apesar de não ser super fã de legião, fiquei super curiosa para ler. :)
      http://corujasemasas.blogspot.com.br/
      Beijos! <3

      ResponderExcluir
    5. Oi Gi!!! Eu confeço que li alguns releases desse livro,mas não tinha me interessado nenhum um pouquinho,mas a forma como você descreveu o seu conteúdo,toda essa luta interna do Renato,sua inteligência e seu sarcasmo,me deixaram bem curiosa.Eu também cresci ouvindo essas músicas,e sempre fui fã do cantor.

      Mais um livro que entra na minha lista,mesmo depois de eu jurar que não me interessa... Tudo por causa da sua resenha.

      bjsss

      Apaixonadas por Livros

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Bia, aconteceu o mesmo comigo.
        Mas devido ao que você sabe, eu resolvi ler e para minha supresa, me reconheci em várias passagens do livro, foi enriquecedor.
        Acho que vale a muito a pena.

        HAHAHAHA a recíproca é verdadeira, vários livros me encantam por suas resenhas.

        Beijos
        www.estilogisele.com.br

        Excluir
    6. Livros que são lidos em um dia, já se mostram muito interessantes pra mim! Eu não era fã dele ou da Legião, mas sem dúvidas deu vontade de ler. Tenha um dia abençoado, beijos!

      Blog Paisagem de Janela
      paisagemdejanela.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Paula,
        Concordo. Eu já não vejo a hora de ter a continuação.
        Beijos

        Excluir
    7. Eu tbm adoro o renato, as letras das músicas são lindas, adoraria ler o o livroo *_*
      Bjos

      Blog Papo Garota | YouTube | Fanpage | Instagram |

      ResponderExcluir
    8. adoraria ler o livro, talvez depois de terminar os que já tenho em casa haha
      bjss
      arisecondo.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Ariane,
        Que bom que despertou a curiosidade em pelo menos um momento né ?! HAHAHAHA.
        Beijos

        Excluir
    9. Não sabiaaa que esse livro existia! Meu irmão também é mais velho e cresci ouvindo Legião Urbana, acho que conheço mais as músicas na voz dele do que do próprio Renato Russo kkkk adorei a resenha, quero muito ler também!

      xx Carol
      http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
      Tem resenha nova no blog sobre séries, vem conferir!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Carol,
        eu descobri ao acaso na internet, mas demorei quase um mês entre o lançamento e realmente criar coragem para comprar.
        Beijos

        Excluir
    10. Pelo que pude perceber pela resenha parece que esse livro é mais para fãs dele. Para aqueles que o admiravam que querem saber o motivo das suas atitudes e do seu jeito de ser. E eu na verdade não sou fã dele. Mas ainda assim quero ler o livro. Acho que pra saber um pouco mais de como foi a vida dele.

      Inquietudes Secretas

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Liih,
        Na verdade, eu acredito que o livro seja para fãs e para pessoas que querem entender o funcionamento de uma mente depressiva. O livro é sim bem interessante e vale a leitura apenas que pela curiosidade.
        Beijos

        Excluir

    top navigation