• Home
  • /
  • Sobre mim
  • /
  • Contato
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Escritores Parceiros
  • [Livro] #Resenha - Proibido


    Sinopse :

    Proibido - Ela é doce, sensível e extremamente sofrida: tem dezesseis anos, mas a maturidade de uma mulher marcada pelas provações e privações da pobreza, o pulso forte e a têmpera de quem cria os irmãos menores como filhos há anos, e só uma pessoa conhece a mágoa e a abnegação que se escondem por trás de seus tristes olhos azuis.
    Ele é brilhante, generoso e altamente responsável: tem dezessete anos, mas a fibra e o senso de dever de um pai de família, lutando contra tudo e contra todos para mantê-la unida, e só uma pessoa conhece a grandeza e a força de caráter que se escondem por trás daqueles intensos olhos verdes.
    Eles são irmão e irmã.
    Com extrema sutileza psicológica e sensibilidade poética, cenas de inesquecível beleza visual e diálogos de porte dramatúrgico, Suzuma tece uma tapeçaria visceralmente humana, fazendo pouco a pouco aflorar dos fios simples do quotidiano um assombroso mito eterno em toda a sua riqueza, mistério e profundidade.


    Skoob / Orelha de Livro

    Impressões :

    Quando eu soube que havia sido aprovada na parceria com a Editora Valetina, não tive dúvidas, Proibido seria o primeiro livro que eu iria ler e resenhar. Este livro me gerou extrema curiosidade, pois li em vários blogs que diziam ser um livro maravilhoso, intenso, o melhor livro do ano e diversos outros adjetivos maravilhosos.

    No entanto, o livro me abriu os olhos e o coração para outra coisa : descobri uma coisa a qual eu tenho certo preconceito, pois até aqui, eu me considerava uma pessoa livre deles. O livro trata de uma relação incestuosa e foi muito difícil mergulhar a fundo no enredo, pois a todo momento eu ficava pensando como irmãos conseguiam se enxergar daquela forma, sem o carinho fraternal que ronda este tipo de relação.

    Lochie, é o irmão mais velho de cinco irmãos. A mãe é alcoolatra, garçonete e vive na casa do namorado, ele e Maya, sua irmã de dezesseis anos, assumem toda a responsabilidade da casa, desde fazer compra, até cuidar dos irmãos mais novos. 

    Toda essa responsabilidade os aproxima mais do que deveria, sem o afeto dos pais, um acaba por só ter ao outro. Apenas um entende a complexidade do outro e por este motivo acabam desenvolvendo um amor  que ultrapassa as barreiras do que é julgado como correto pela nossa sociedade.

    Como eu citei acima eu tive preconceito com o enredo por este motivo a leitura se tornou pesada para mim, isso não quer dizer que ela tenha sido menos intensa. Foi um livro que me tocou sim por toda a sua intensidade, por sua profundidade.

    E eu creio que isso possa ser a realidade de inúmeros lares no mundo...Toda intensidade foi revertida em tristeza ao final do enredo. Eu esperava sim um final diferente, algo como sempre costumamos ver, aquele do felizes para sempre, mas que cada um, ao seu modo, poderá entender que muitas vezes o felizes para sempre está na renúncia.

    Nota :







    18 comentários. :

    1. É bem interessante a ideia do livro... para mim seria uma leitura meio "pesada" também, mas mesmo assim fiquei curiosa hahaha
      beijos da MaVi ^^

      https://marivicente.wordpress.com/

      ResponderExcluir
    2. Oi Gisele, tudo bem?
      Eu também tive um certo receio quando pedi este livro para resenha, justamente por este tabu que ele contém.
      Mas a meu ver a autora soube desenvolver tão bem o enredo e teve tanta sensibilidade em falar sobre isso que me cativou completamente.
      Uma história sofrida, mas que nos deixa uma grande reflexão em seu final.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Lia,
        Tudo bem e você ?
        Poxa, acho que é inevitável né ?!
        Concordo com você.

        Excluir
    3. Adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler *_*
      Bjos

      Papo Garota
      YouTube

      ResponderExcluir
    4. Oi, Gi! Pela resenha, parece um livro bem forte, ainda mais tratando de um assunto tão pesado como o incesto. Não sei como seria a minha reação com a leitura! Beijinhos

      www.chezb.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Bru, louca para saber sobre a viagem. Vai postar no blog ?
        É um assunto complicado sim, mas o enredo é escrito muito bem, ainda assim não menos pesado.
        Beijos

        Excluir
    5. Gi, adorei este livro, mas acabei a leitura em frangalhos, totalmente arrasada e deprê.
      Foi uma mistura tão grande de emoções tão intensas durante a leitura que as vezes parecia que eu estava segurando o ar sabe? Precisava parar pra respirar.
      Beijinhos,
      Alice
      www.wonderbooksdaalice.com

      ResponderExcluir
    6. O que você falou é verdade, embora exista um pouco de preconceito é o que deve acontecer com muitos lares na mesma situação em que se encontram os personagens..

      xx Carol
      http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
      Tem resenha nova no blog de "O Despertar do Príncipe", vem conferir!

      ResponderExcluir
    7. Realmente é um assunto difícil de se aceitar. Mas creio que pra quem acompanha As Crônicas de Gelo e Fogo e Game of Thrones, pode até aceitar melhor a relação presente no livro, já que na trama também existe incesto. Tenha um final de semana abençoado, beijos!

      Blog Paisagem de Janela
      paisagemdejanela.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Paula,
        eu tenho os livros e ainda não os li e pelo mesmo motivo não assisti a série.
        Beijos

        Excluir
    8. Oii Gi

      Ainda não me sinto preparada para ler esse livro. Ele foi lançado em vários idiomas, é sucesso blogosfera afora, mas eu não consigo me aventurar a ler. Também possuo esse certo preconceito e não consigo me sentir confortável, por mais intensa e bem escrita que a narrativa seja.

      Beijokas

      naprateleiradealice.blogspot.com.ar

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Alice,
        Entendo o que você diz, por alguns meses me senti da mesma forma e te falo, sem estar preparada não vai compensar, porque em alguns momentos, você vai sentir o peso do enredo e vai querer desistir e perde o brilho do final, que embora triste, faz a trama ter o seu brilho.
        beijos

        Excluir
    9. Tema muto difícil de ser tratado, bela resenha rs

      http://www.cherryacessorioseafins.com.br

      ResponderExcluir
    10. Oi Gisele,
      Tudo bem? Parabéns pelo seu blog.Adorei <3
      Estou esse livro para ler e todas as resenhas em sua maioria são positivas, mas não deixam de carregar um certo preconceito ou restrição pelo tema abordado.
      Está na minha fila de leitura e como não renovei com a Valentina estou dando preferência para as leituras de parceria, mas logo vou dar um pulo na fila e ler esse livro e tecer minhas próprias opiniões,
      Vi um vídeo da Paola Aleksandra do Livros & Fuxicos que é sobre os 5 livros que faz você chorar e esse é um deles. Muito bom o vídeo.
      Beijos
      Saleta de Leitura

      ResponderExcluir

    top navigation