• Home
  • /
  • Sobre mim
  • /
  • Contato
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Escritores Parceiros
  • [Livro] #Resenhando - Fim - Por Flávia Bandeira

    Fim
    Autora - Fernanda Torres

    Sinopse :

    O público brasileiro acostumou-se a ver Fernanda Torres no cinema, no teatro ou na televisão .Com 'Fim', seu primeiro romance, ela consolida sua transição para o universo das letras. O livro focaliza a história de um grupo de cinco amigos cariocas. 

    Eles rememoram as passagens marcantes de suas vidas - festas, casamentos, separações, manias, inibições, arrependimentos. Álvaro vive sozinho, passa o tempo de médico em médico e não suporta a ex-mulher. Sílvio é um junkie que não larga os excessos de droga e sexo nem na velhice. Ribeiro é um rato de praia atlético que ganhou sobrevida sexual com o Viagra. Neto é o careta da turma, marido fiel até os últimos dias. E Ciro, o Don Juan invejado por todos - mas o primeiro a morrer, abatido por um câncer.

     São figuras muito diferentes, mas que partilham não apenas o fato de estar no extremo da vida, como também a limitação de horizontes. Sucesso na carreira, realização pessoal e serenidade estão fora de questão - ninguém parece ser capaz de colher, no fim das contas, mais do que um inventário de frustrações. Ao redor deles pairam mulheres neuróticas, amargas, sedutoras, desencanadas, descartadas, conformadas. Paira também um padre em crise com a própria vocação e um séquito de tipos cariocas. Há graça, sexo, sol e praia nas páginas de 'Fim'. Mas elas também são cheias de resignação e cobertas por uma tinta de melancolia.


    Impressões :

    "Fim" é o primeiro livro de Fernanda Torres, que se mostra segura como autora, com uma narrativa interessante, inteligente e que nos prende do início ao fim.
    A história conta a saga de 5 amigos que se conhecem na juventude, no Rio de Janeiro (cenário bem familiar para mim), até o momento de suas mortes. Os capítulos são os nomes dos personagens: Álvaro, Silvio, Ribeiro, Neto e Ciro. Apesar de falar de morte, o livro não deprime pois também fala da vida, de amor, sexo, drogas, amizade, casamento, traição, separação, preconceito, juventude, velhice... fala das idas e vindas, dos encontros e desencontros ao longo da vida. 
    A história é redondinha e na medida em que lemos os capítulos, assistimos às histórias dos amigos se cruzarem e conhecemos o ponto de vista de cada um. Há momentos de humor e de tragédia. Em algumas passagens lembrei de "A vida como ela é", de Nelson Rodrigues. Enfim, super recomendo o Fim!


    Por Flávia Bandeira
    https://www.facebook.com/flavia.bandeira.16



    1 comentários :

    1. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
      busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
      www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

      ResponderExcluir