• Home
  • /
  • Sobre mim
  • /
  • Contato
  • /
  • Blogs Parceiros
  • /
  • Escritores Parceiros
  • [Cinema] #Filme - Cinquenta Tons de Cinza


    Sinopse :

    Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.

    Trailler :


    Impressões :

    Eu pensei muito se escreveria sobre este filme, primeiro porque minha opinião sobre o enredo é bem diferente da maioria das pessoas. Segundo, muita gente já deixou suas impressões e simplesmente, talvez eu não tivesse muito a acrescentar.

    Mas depois de assistir ao filme duas vezes (a primeira sozinha e a segunda com minha mãe), achei que seria importante sim deixar a minha opinião.


    Quando eu li ao livro a primeira vez, não senti aquela paixão toda e muito menos passei a achar o Grey o homem ideal. Porém, eu queria mais...rsrsrs (não no mesmo sentido da Ana), eu queria entender o que se passava na mente dele. No meu entender, cada um é livre para fazer o que quiser, porém sentir prazer desta forma, me leva a entender que ele tinha uma mente totalmente pertubada e eu queria saber o motivo.

    Isso eu preciso que vocês tenham em mente ao ler minhas impressões, certamente isso justificará e fará com que você entenda as minhas observações.

    Vou falar primeiro sobre os atores :


    Muita gente falou mal da atuação do Jamie e para mim a atuação dele foi perfeita. Por enxergar o Grey como uma pessoa com dores profundas e que não sabia o que era sentir (digo em relação a sentimentos), eu imaginava uma pessoa com olhar vazio, uma pessoa que não demonstrava nada, se mantia impassível, frio e sem qualquer vínculo afetivo com ninguém. E isso ele me passou desde o ínicio. Então achei sim a atuação dele exemplar, porque é difícil você não transmitir nada além do vazio através de seus olhos.





    Dakota por sua vez, teve uma atuação ímpar, conseguiu dar a vida que faltava a Ana nas páginas do livro.
    A Ana do filme, era uma garota. Livre, sincera, bem humorada, divertida. Me fez rir bastante...

    Quanto a escolha de José, achei bem fraca. Na minha cabeça, teríamos alguém mais semelhante ao Taylor Lautner por exemplo. Elliot também não se encaixou com algo que podia imaginar. Já os outros atores, achei bacana.


    O filme 


    A ordem cronológica dos fatos foi respeitada de forma correta, isso me deixou satisfeita. Já que por se tratar de uma adaptação, eu imaginava que muita coisa poderia ter sido modificada. E não foi.

    Já na entrevista, primeiro contato entre os dois. Christian deixa transparecer o seu interesse, mas Ana parece simplesmente não notar, mas acaba por ficar lisonjeada. O encontro em seu trabalho, no Claytons, é bem bacana e espontâneo, embora eu ache que tenha faltado mais interação entre Ana e o filho dos donos. Para quem leu o livro, é capaz de fisgar em um pequeno momento, para quem não leu, talvez nem note as faíscas que sai ali.





    Grey deixa muito claro a sua necessidade de autoridade em todos os momentos e isso passa a ser muito real.

    A viagem de planador, o carro, o computador, os livros, o Charlie Tango, todos estes elementos se fizeram presentes.

    Senti falta por exemplo do momento em que ela vai para a casa da sua mãe e no aeroporto tem sua situação de voo modificada, sendo alterada para a primeira classe. Na volta da viagem a uma pequena alusão, que mais uma vez, para quem não leu, simplesmente passará despercebido.


    Muita gente critica o fato de Ana se apaixonar por Grey. Mas eu entendo que, além dele ter sido o primeiro homem na vida dela. Ana já está apaixonada antes mesmo de que se conheça o outro lado de Christian. Ela talvez por ser uma menina nova, inexperiente, resolve tentar um relacionamento, convicta que apenas por ter um sentimento, seja capaz de modificar a atmosfera criada por Grey. Quantas mulheres pensariam a mesma coisa ? Mulher apaixonada é uó.

    É óbvio que alguém que sinta prazer em infringir dor ao outro, não seja alguém considerado normal perante a sociedade. Mas é bem diferente um ato consentido, de uma agressão convencional por exemplo. Digo isso, porque muitas pessoas citam a questão de agressão como algo violento, desnecessário e etc. Eu também concordo, porém pelo meu estilo de vida. Mas creio que tudo que é consensual, não é e nem deveria ser considerado violência contra a mulher. 




    Achei porém que muitas imagens dos seios de Dakota, poderiam ter ficado de fora. Foi algo que não acrescentou nada ao enredo e chega a se tornar cansativo. Bem como pelos pubianos, não havia necessidade de serem exibidos e se posso citar ponto negativo, certamente estes seriam levados em conta.




















    Senti falta da cena na casa de barcos, isso não foi retratado. A Deusa Interior também foi deixada de fora, o que achei uma grande vantagem, já que acho uma chatisse esse paralelo traçado com o subconsciente da Ana. 

    No mais posso dizer que o filme superou as minhas expectativas...

    No contexto geral achei bem adaptado, achei que foi rico nos detalhes (digo isso em relação a decoração, os presentes, cena do piano e etc..) tempo cronológico foi muito bacana. 

    O quarto vermelho foi muito bacana, mostrou muitos detalhes e itens. Senti falta porém da Sra. Robinson, embora seja citada algumas vezes, ela não tem papel tão marcante quanto no livro.

    Vi muita gente criticando (nas duas vezes) o fato de Ana pedir que Grey desconte sua fúria e depois ela recuar. Ali, eu entendo que ela queria dar um fim na dor que sentia, além de verificar até aonde ele poderia chegar para sentir prazer. Esse é um conflito enorme que fica claro no filme e no livro nem tanto.

    Tantas adaptações foram ruins, que sempre fica a impressão de que o filme nunca chegará aos pés do livro. Neste caso, em específico, posso dizer que o filme é bacana, mas ainda assim, não consigo comparar os dois. Talvez porque como disse inicialmente, o meu ponto de partida na leitura é com outro foco.


    O que posso dizer para concluir é que superou as minhas expectativas e se posso deixar um conselho a você que pretende assistir : leia ao livro, assim você não perderá a riqueza de detalhes.


    Nota :




    26 comentários. :

    1. Não li o livro, mas estou louco para ver o filme. Terei que esperar um bocadinho porque na minha cidade não tem cinema e tenho que esperar lançar em DVD :/

      http://www.pampilho-ordinario.com/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Pampilho,
        espero que você possa matar a sua ansiedade em breve, também quero em dvd.
        Beijos

        Excluir
    2. Oi Gisele!
      Odiei a interpretação da Dakota. Ok, a Anastacia é sem sal, porém não gostei dela não.
      O livro é muito melhor, dá para entender mais os problemas psicológicos do Christian Grey e não achar que é só relações sexuais. Apesar que, você entende mais a história quando lê os três livros né?
      Só o primeiro a pessoa pensa que é uma história superficial.
      Beijos
      http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. OI Alesssandra,
        Sério que não gostou ?
        Sempre os livros são mais completos do que os filmes né ?!
        Tem razão, quem não ler todos, certamente não irá entender a essência.
        Beijos

        Excluir
    3. A mulherada anda louca nas filas do cinema, e muitas saem querendo conhecer o Grey. Na minha cidade, o filme está em cartaz tem 7 dias, e todos os ingressos esgotaram em poucos minutos nesse tempo. Mas Será que as mulheres se apaixonaram pelo Grey, ou pelo modo que Anastasia, lidou com a primeira vez e as surpresas que ela se deparou após ver os gostos inusitados do galã? Vai entender! Adorei o post! Um beijo :*
      www.cinderelanareal.com

      ResponderExcluir
    4. Oi Gisele, adorei suas considerações sobre o filme.
      Também fiz um post sobre ele, já que é o assunto do momento.
      Como você também gostei do filme. Fiquei satisfeita com o que vi. Não tinha grandes expectativas, porque não curti muito os livros.
      Agora é aguardar o próximo e ver no que dá.
      Bjus
      Lia Christo
      www.docesletras.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. OI Lia,
        Que bacana q vc gostou, obrigada. Eu só li o primeiro e metade do segundo, mas pretendo ler ainda.
        Beijos

        Excluir
    5. nao li o livro e nao é bem meu tipo de filme ou literatura mas pra quem gosta é um prato cheio, ta fazendo sucesso :)
      otima resenha!

      http://www.jacknuit.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá,
        não faz muito meu estilo não, mas queria formar uma opinião.
        Beijos

        Excluir
    6. Olá,
      Acho que eu era a única pessoa que não estava super empolgada com o lançamento desse filme, não faz meu estilo e isso já é motivo suficiente para eu não querer ver, mas mesmo assim muita gente está adorando a adaptação.
      Beijos.
      Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. OI Inês,
        Eu também não estava empolgada não. Na verdade eu assisti para formar opinião, porém não é nada absurdamente obrigatório na minha vida.
        Beijos

        Excluir
    7. Gi, eu ainda não assisti o filme, então vou guardar o post pra ler quando assistir. Não quero saber de nada antes pra não ir criando expectativas, já que nem o livro eu li!

      Beijinhos

      www.chezb.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. OI Bru,
        Verdade espera para ver o filme depois vc vem ler.
        Beijos

        Excluir
    8. Oi Gi, eu não li o livro, mas assisti o filme, para ser sincera achei a história bem fraquinha, e o ponto alto foi a atuação, como vc disse, mesmo sem ter lido o livro, o Grey passou totalmente a ideia de um cara frio... Estou pensando el ler...vamos ver...

      Bjos
      JuJu
      asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. OI Ju,
        Sim, o enredo não é tudo isso mesmo, não para mim pelo menos.
        Leia sim, vale a leitura, mas te digo que se você não gosta de ler sobre New Adult fica cansativo.
        Beijos

        Excluir
    9. Eu não cheguei a ler o livro, nem vi o filme, ainda. Gostei muito da resenha, você falou sobre muitos detalhes que ainda não tinha ouvido ninguém falar. Bom eu ainda quero muito ver o filme, mesmo com tantas criticas por ai.
      http://teoremademari.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    10. Eu nunca li o livro e acho que vou assisti o filme amanhã, não sei sabe, mas por falarem tanto tanto desse 50 Tons de Cinza eu estou esperando algo suuuper pah, sabe? hahahahah acho que vai deixar a desejar..

      http://thayanepontes.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sei, mas não vá esperando muita coisa não. Principalmente se vc não leu.
        Beijos

        Excluir
    11. Li o livro e vi o filme, e o segundo me agradou bem mais. Lógico que teve algumas partes do livro que senti falta no filme, mas na minha visão o filme foi bem fiel ao livro. E até gostei da Anastasia do filme, o que me surpreendeu, porque a do livro é muito chatinha hahah Outro ponto positivo do filme é a trilha sonora, ficou incrível né?
      Beijos

      Devaneios Insignificantes

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. A trilha arrasou MESMO. Creio ser o ponto alto do filme.
        Beijos

        Excluir
    12. Tô curiosa pra assistir esse filme, mas as pessoas parecem ter vergonha de ir ver e só me enrolam kkk gostei das suas impressões, é bem como eu imaginava que seria o filme. Também acho que seja possível ela ter se apaixonado por ele muito antes de ele mostrar seus gostos, e por ser inocente, sei la, ela quis experimentar e embarcar na brincadeira né. No final acho que o filme tá tendo menos zumzum do que o livro teve, o que acho ser uma surpresa até porque o filme devia ter inclusive um impacto maior, maas vamos ver se consigo arranjar com quem ver haha

      xx Carol
      http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
      Tem resenha nova no blog de "Eve & Adam", vem conferir!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sim, concordo. A primeira vez em que fui assistir, tive de ir sozinha :/
        Beijos

        Excluir
    13. Gi, eu ainda estou na dúvida se eu assisto ou não o filme. Não li os livros e confesso que não faz muito o meu estilo hehehe! Uma vez uma amiga leu um artigo comparando "Cinquenta tons de cinza" com "Crepúsculo" e realmente tem muita coisa parecida. Na época, eu adorava Crepúsculo. Mas hoje eu fico meio assim depois desse artigo hahaha! Fico na dúvida, acho que prefiro assistir outros filmes e ler outras histórias que realmente vão me acrescentar algo, sabe? Para algumas pessoas acho que até pode acrescentar, mas para mim, acho que não. Acho que se eu mudar de ideia, seria pelo ator mesmo, que é bem bonito hahaha! ;p

      Beijocas,
      Carol
      www.pequenajornalista.com.br

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Carol,
        Espera sair em DVD, acho que vc gasta menos e ganha mais :)
        Ah sim, Cinquenta Tons era uma Fanfic de Crepúsculo.
        Beijos

        Excluir

    top navigation